Você conhece o Oracle Endeca?

Navegando no Linkedin eu encontrei um post de um blog falando resumidamente sobre o Oracle Endeca.

O nome do blog é “BI SÃO PAULO”, entrei em contato com o autor (João Atanazio de Jesus) e pedi autorização para replicar o conteúdo do post dele aqui no blog.

Vou replicar aqui 100% do post dele, sem nenhuma alteração. Apenas adicionei no fim do post um link para outro texto bem interessante sobre o Endeca e a sua integração com o EBS.

Com a devida autorização, segue:

Oracle Endeca – Análise de Dados não estruturados

Caros leitores, sejam bem vindos.

Gostaria de compartilhar com vocês minha primeira impressão sobre uma suíte de ferramentas da Oracle que comecei a estudar recentemente, a suíte Endeca Information Discovery.

Meu sentimento após compreender o propósito da ferramenta é o melhor possível, pois trata-se de uma suíte com grande potencial de análise de dados não estruturados. Mas afinal, qual a finalidade do Endeca? O que são dados não estruturados? É o que tentarei elucidar no decorrer deste post.

As formas de armazenamento de dados que conhecemos, tanto nos bancos de dados relacionais quanto nos multidimensionais, possuem uma estrutura onde os dados são gravados em tabelas que na maioria das vezes são relacionadas com outras tabelas. Para que estes sistemas de armazenamento funcionem corretamente e as informações tenham a chamada integridade, precisamos aplicar conceitos como criação de chaves primárias e estrangeiras, relacionamentos, granularidades, modelagem de dados, etc. Este conjunto de conceitos aplicados nos retornam as chamadas informações estruturadas.

No entanto, nem sempre é possível aplicar esses conceitos estruturais nos dados que obtemos ou desejamos obter, pelo menos num primeiro momento. Hoje em dia, a necessidade de obter informações ultrapassa os limites das bases de dados e legados das empresas. A competitividade faz com que as empresas queiram buscar as informações em fontes que sempre passaram despercebidas, pois não havia tecnologia para analisá-las de forma eficiente.

Mas aí vocês me perguntam, de onde podem vir essas “novas informações”? Das chamadas fontes de dados não estruturadas, tais como: redes sociais, páginas da internet, aplicativos para dispositivos móveis, etc. Os dados provenientes destas fontes podem vir em forma de frases simples, textos complexos, quantidade de acessos e muitas outras formas. É neste cenário que a suíte Endeca se encaixa, extraindo as informações destas origens, fazendo algum tipo de tratamento e disponibilizando pra análise de uma forma rápida.

Com isso vocês podem pensar: ah, trata-se de um BI pra redes sociais e outras fontes não estruturadas! Eu respondo que esta afirmação está completamente equivocada. O BI nos possibilita analisar dados já consolidados, fatos que já ocorreram e que sabemos que estão corretos. Já uma ferramenta de análise de dados não estruturados como o Endeca tem como objetivo auxiliar na descoberta de novas informações, pois os dados analisados estão sendo compreendidos durante esse processo. Trata-se de um conceito complementar ao do BI.

O objetivo deste post era passar aos leitores uma visão inicial sobre a suíte Endeca, sem grande aprofundamento. Até porque trata-se de uma coisa nova também para os desenvolvedores deste Blog.

O post original você encontra no link abaixo:

http://bisaopaulo.wordpress.com/2014/02/06/oracle-endeca-analise-de-dados-nao-estruturados/

Obrigado João.

No link abaixo também tem um texto da Revista BPM Brasil falando do Oracle Endeca e a sua integração com o Oracle E-Business Suite.

http://revistabpmbrasil.com/oracle-anuncia-o-oracle-e-business-suite-extensions-for-oracle-endeca/

OBS: No momento em que eu estava escrevendo este post o link acima estava fora do ar, como eu tinha o conteúdo armazenado comigo, estou colocando o link do arquivo PDF:

Artigo sobre Oracle Endeca da Revista BPM Brasil

Se você conhece o Oracle Endeca ou tem alguma dica, deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *