Como cadastrar mensagens no Oracle EBS

Mensagens

O dicionário de mensagens do Oracle e-Business Suite permite que você armazene mensagens para uso em seus programas e assim evite a utilização de texto fixo.

Com ele você consegue definir mensagens padronizadas e em várias idiomas para manter a consistência.

É possível também criar mensagens dinâmicas, ou seja, mensagens que podem variar quando mostradas.

Se você tem interesse em saber mais sobre mensagens, acompanhe esse artigo até o final para descobrir:

  • Como criar mensagens
  • Como utilizar tokens para criar mensagens dinâmicas
  • Exemplos de utilização de mensagens

Como criar mensagens

A tela de cadastro de mensagens você pode encontrar na responsabilidade Desenvolvedor de Aplicações, em Aplicação ➡ Mensagens:

Tela de Mensagens

Os principais campos são:

  • #1. Nome: É o nome da mensagem. Esse nome que você usará nos seus programas para identificar a mensagem. Ele pode ter até 30 caracteres.
  • #2. Idioma: Aqui você define qual o idioma da mensagem. O EBS controla automaticamente qual mensagem mostrar, de acordo com o idioma que está logado na sessão atual. Se você quer configurar uma mensagem em dois idiomas, deve cadastrar essa mensagem duas vezes mas utilizando o mesmo nome.
  • #3. Aplicação: A aplicação para essa mensagem.
  • #4. Número: Um número identificador para a mensagem.
  • #5. Texto da Mensagem Atual: Esse é o texto da mensagem, aqui você informa o texto que deseja que apareça na mensagem quando ela for chamada. O texto pode ser simples ou dinâmico, que será visto a seguir.

Como utilizar tokens para criar mensagens dinâmicas

Para criar mensagens dinâmicas temos que fazer o uso de tokens.

É como se fossem variáveis que serão substituídas dinamicamente em tempo de execução.

Basta utilizar o caractere “&” antes do nome do token (que fica a seu critério):

Mensagem - Token

Com a utilização da API FND_MESSAGE.SET_TOKEN, é feita a troca do token pelo texto desejado na hora de mostrar a mensagem (Veja mais aqui sobre a API FND_MESSAGE), por exemplo:

-- Primeiro colocamos a mensagem na pilha
FND_MESSAGE.SET_NAME('FND', 'AFDICT- BAD APPLID');
-- Depois trocamos o primeiro token
FND_MESSAGE.SET_TOKEN('MSG_NAME', 'MENSAGEM TESTE');
-- E o segundo token
FND_MESSAGE.SET_TOKEN('APPLID', 'OM');
-- Mostramos a mensagem
FND_MESSAGE.SHOW;

A mensagem final ficaria assim:

A mensagem MENSAGEM TESTE tem um id de aplicação inválido: OM

Exemplos de utilização de mensagens

Utilizarei dois exemplos, um com texto fixo na mensagem e outro utilizando um token:

#1. Mensagem com texto fixo

Mensagem sem token

A mensagem acima é com texto puro, ou seja, sem tokens. Então para usar é apenas fazer o seguinte:

-- Coloca a mensagem na pilha
FND_MESSAGE.SET_NAME('FND', 'CHOOSE_PERZ_LEVEL');
-- Mostra a mensagem
FND_MESSAGE.SHOW;

#2. Mensagem dinâmica com token

Mensagem com Token

No segundo exemplo já temos o uso de um token, que é o &NAME. A utilização ficaria assim:

-- Coloca a mensagem na pilha
FND_MESSAGE.SET_NAME('FND', 'CONC-ACTIVATED ATTRIBUTES 0');
-- Altera o token
FND_MESSAGE.SET_TOKEN('NAME', 'Teste');
-- Mostra a mensagem
FND_MESSAGE.SHOW;

A mensagem final ficaria assim:

Nenhum atributo ativado para Teste.

Conclusão

Como mencionado no começo do artigo, a utilização de mensagens facilita a padronização.

Evita também manutenções desnecessárias, pois qualquer mudança no texto da mensagem, basta alterar diretamente pela tela de cadastro, não precisando mexer no código-fonte do programa.

Se você desenvolve programas que serão utilizados em vários idiomas, é fundamental a utilização de mensagens.

Então, fica a dica para utilização sempre que necessário.

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