[EBS] Acessando o Oracle EBS no Chrome

 

UPDATE 25.10.2016
Com a troca do plugin JRE pelo Java Web Start futuramente, poderemos voltar a utilizar o Chrome com o EBS, e nativamente. Falo mais sobre isso nesse artigo aqui.
UPDATE 15.12.2015
Infelizmente com as novas restrições do Chrome para utilização do Java, não é mais possível utilizar o recurso abaixo. Caso você tenha uma sugestão, deixe um comentário.

O Chrome sem dúvida é um dos melhores (se não o melhor) navegadores existentes atualmente. É muito rápido, personalizável e recebe melhorias frequentemente.

O fato dele receber tantas melhorias tem um lado negativo. Isso faz com que a compatibilidade com alguns serviços de terceiros seja instável, como o próprio EBS.

Para que seja garantido que um navegador funcione “perfeitamente” com o EBS, este navegador precisa ser certificado pela Oracle, e o Chrome não é. A Oracle até tem planos para fazê-lo (veja aqui), mas por causa dessas atualizações frequentes que o Chrome recebe, a coisa complica um pouco.

Em alguns casos o Chrome funciona sem problemas (depende das versões do EBS, do Java, do Chrome, etc…), mas em outros alguns erros acontecem, o mais comum é o FRM-92120:

Mas isso não impede de utilizarmos o EBS no Chrome, felizmente existe uma extensão para corrigir esse problema:

Oracle EBS R12&11i Enablement for Chrome

Basta instalar a extensão e pronto!

Aqui pra mim funcionou perfeitamente no seguinte cenário:

EBS R12 (12.1.3)
Chrome 27.0.1453.94 m
Java 1.6.0_37
Windows 7 64-bit

Com outras versões de Java/Chrome/EBS é necessário testar.

Uma outra dica rápida se você utiliza ou vai utilizar o Chrome com EBS:

Se sua versão do Java estiver desatualizada, toda vez que você entrar no EBS o Chrome vai perguntar se você quer atualizar a versão do Java:

Barra de atualização do Java que aparece no Chrome
Barra de atualização do Java que aparece no Chrome

Se por algum motivo você não quiser atualizar, você pode sempre clicar no botão “Executar esta vez” que vai funcionar. Mas pra evitar que você tenha que clicar sempre nesse botão, no atalho do Chrome na sua máquina você pode incluir o parâmetro “–allow-outdated-plugins”. Isso fará com que o Chrome não pergunte mais se você quer atualizar o Java:

Bom, essas foram as dicas. Se você gostou, compartilhe com seus amigos. Eles também podem estar precisando. 😉