[EBS] Problemas na exportação de registros dos forms?

Fazia tempo que eu não tinha esse tipo de problema, mas cada projeto tem suas peculiaridades.

Pode ser que você nunca tenha passado por isso, mas algumas vezes o problema acontece. Estou falando daquele momento em que você tenta exportar os registros de um form no EBS (geralmente para Excel) e nada acontece ou o arquivo não sai da maneira que gostaríamos. Alguns usam aquela gambiarra aquele workaround de segurar a tecla CTRL antes de clicar no “Exportar”, mas não é sempre que resolve o problema. Muita gente não sabe, simplesmente segura o CTRL e torce pra funcionar, mas isso na verdade faz que com que o bloqueador de pop-ups não seja executado. Então, se o problema não for de janela pop-up bloqueada, não vai resolver.

export_mime

Os problemas podem ser vários, vou citar alguns e suas respectivas possíveis soluções. Caso alguém não consiga resolver com o conteúdo desse post, descreva o problema nos comentários que eu tentarei ajudar.

1) Arquivo não está no formato para Excel: Existe uma profile onde você diz qual o tipo de saída que deseja nesse procedimento, o nome é Export MIME type. Se você quer que o formato seja para o Excel, coloque nessa profile o seguinte:

application/excel

OBS:  Altere apenas para o seu usuário

Veja como ficaria (Clique na imagem para ampliar):

export_mime_profile

 2) Nada acontece: Muitas vezes quando clicamos no Exportar, não acontece nada. Às vezes o CTRL resolve, mas essa não é a melhor solução se você precisa exportar dados com frequência. E também não é sempre que funciona (Como expliquei acima).

Esse problema de “não acontecer nada” tem algumas possíveis causas:

 – O bloqueador de pop-ups do seu browser está ativado: Verifique se a causa é essa e desabilite-o ou crie uma exceção para o endereço do servidor do EBS que estiver utilizando (Configurações de segurança), assim não interfere para outros sites.

 – O tipo de arquivo .TSV não está associado ao Excel: Você talvez precise indicar ao sistema operacional como ele deve abrir o arquivo .TSV (extensão que é utilizada pelo arquivo exportado: Tab Separated Values). Cada sistema tem um jeito de fazer isso, mas como exemplo utilizarei o do Windows XP. Dentro do windows explorer, vá em:

Tools > Folder Options > File Types

Associe o tipo TSV ao Excel. Caso ainda não exista, crie.

– Configuração de download dos browsers: Muitas vezes a maneira que está configurada para que o seu browser faça download de arquivos pode mascarar o que realmente está acontecendo. Por exemplo, se estiver configurado para fazer o download automaticamente sem fazer perguntas (Local para download, por exemplo), pode parecer que não está acontecendo nada. Então é interessante dar uma olhada nessas configurações de download, segurança, privacidade, etc.

Bom, essas são as principais causas. Como mencionei anteriormente, caso não consiga resolver mesmo seguindo esses passos ou souber de alguma outra causa, deixe nos comentários que eu atualizo o post.

Agradecimentos à Taty que me mandou algumas dessas dicas (Faz muuuuuuito tempo, mas não esqueci 😉 ) e à Elaine que me “lembrou” desse problema.

2 Comentários


  1. Ola Eduardo, já vi varias vezes esse erro e na maioria das vezes é problema de configuração no browser, conforme imagem. Abraço.

    Responder

    1. Isso aí Edu, é o que eu falei na parte de downloads. Tem que dar sempre uma olhada nessa parte. Com essa imagem sua fica mais fácil para o pessoal entender, obrigado.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *