Transcrição do vídeo
O Forms tem uma série de variáveis de sistema (Se quiser saber mais sobre elas, confira esse artigo aqui) que controlam o seu estado. Listei algumas aqui:
:SYSTEM.BLOCK_STATUS
:SYSTEM.CURRENT_BLOCK
:SYSTEM.CURRENT_ITEM
:SYSTEM.RECORD_STATUS
Com essas variáveis, a gente pode criar condições mais específicas no Form Personalization…
Por exemplo, às vezes precisamos criar uma personalização que seja executada somente quando um registro for novo, ou seja, registros já existentes na base devem ser ignorados.
Um jeito de fazer isso é assim.
Colocando na condição o seguinte:
:SYSTEM.RECORD_STATUS IN (‘NEW', ‘INSERT')
Um registro tem um status de “NEW” quando ele acaba de ser criado e ainda não foi salvo.
Já o status de “INSERT” é quando o registro é novo, mas já tem alguma informação preenchida e também ainda não foi salvo.
Eu apenas coloquei nessa personalização uma mensagem pra mostrar o status do registro quando ela é ativada.
Um outro exemplo seria executar uma personalização apenas quando for o último registro do bloco, pra isso a gente usa a seguinte condição:
:SYSTEM.LAST_RECORD = ‘TRUE'
Inclusive eu uso essa mesma variável em um outro vídeo que fiz onde mostro como manipular o check box de vários registros em lote, vou deixar o link desse vídeo aqui na descrição do vídeo.
Bom, era isso o que eu queria passar nesse vídeo. Se você gostou, curta o vídeo e se inscreva no canal pra saber sempre quando novos vídeos forem ao ar.
Forte abraço, até a próxima.
Mais conteúdo
Mostro mais alguns exemplos bem legais no eBook “11 incríveis usos de Oracle EBS Personalization que você precisa conhecer”.
E se quiser ver mais vídeos, é só clicar aqui.