Como referenciar profiles em um value set

referenciar profiles - capa

Já precisou referenciar profiles em um conjunto de valores?

Com essa referência é possível fazer com que um segmento de flexfield ou parâmetro de programa concorrente utilize o conteúdo de profiles na validação. (Se quiser saber mais sobre profiles, confira o artigo: O que são profiles do Oracle EBS).

Citando um exemplo:

Imagine que você precise criar um parâmetro de programa concorrente ou segmento de flexfield que liste apenas as ordens de venda de um departamento que é determinado por uma profile chamada OM: Departamento, de código OM_DEPARTAMENTO (Fictícia).

No value set de validação tipo Table, seria feita uma busca na tabela de pedidos com um filtro pelo departamento referenciando essa profile.

Interessante, não?

Então acompanhe esse artigo para saber mais sobre:

  • Variáveis Bind
  • Como referenciar profiles em value sets

O que são variáveis bind (bind variables)

Simplificando, variáveis bind permitem referenciar um conteúdo dinamicamente.

Essa “ideia” é utilizada em diversas situações, mas aqui no nosso contexto de value sets quer dizer que podemos utilizar essas variáveis para referenciar outros componentes.

Temos três tipos de bind variables (falando de conjunto de valores):

O objetivo desse artigo é mostrar como referenciar profiles em value sets que podem ser utilizados em flexfields ou parâmetros de programas concorrentes.

Referenciando uma profile

Para fazer a referência ao conteúdo da profile precisamos do termo :$PROFILES$.

Essa referência precisa ser utilizada em um value set do tipo de validação Table.

A sintaxe é:

:$PROFILES$ + “.” + <NOME INTERNO DA PROFILE>

Utilizando o exemplo mencionado no começo desse artigo, para referenciar a profile OM: Departamento, o código ficaria assim:

:$PROFILES$.OM_DEPARTAMENTO (O nome interno da profile deve ser utilizado)

Então, para listar apenas ordens de venda do departamento configurado na profile, colocaríamos uma cláusula where da seguinte maneira:

como referenciar profiles - where

WHERE DEPARTAMENTO = :$PROFILES$.OM_DEPARTAMENTO

Imagine essa funcionalidade como se fosse uma chamada da API FND_PROFILE, que ficaria:

FND_PROFILE.VALUE(‘OM_DEPARTAMENTO')

Conclusão

Trabalhar com value sets pode parecer uma tarefa simples e básica, mas se for mesmo discutir sobre todas as possibilidades, daria para escrever um livro inteiro apenas sobre esse tópico.

Como em todas as áreas de um sistema, quando conhecemos apenas o “feijão com arroz” de uma funcionalidade, dificilmente teremos base para imaginar e criar soluções que aproveitem todo o seu potencial.

E em vários casos, customizações desnecessárias são criadas, gerando mais custos para a empresa.

Essa parte de variáveis bind é apenas um pedaço de tudo que pode ser feito com value sets dentro do E-Business Suite, caso tenha interesse em se aprofundar nesse componente que considero essencial (assim como diversos outros) para qualquer profissional que atua ou deseja atuar com Oracle EBS, deixo aqui o convite para conhecer o curso Oracle EBS Essentials.

Se ficou alguma dúvida sobre value sets ou variáveis bind, deixe um comentário logo aqui abaixo que terei o maior prazer em ajudar.

Se gostou desse artigo e acha que pode ser útil para outras pessoas, não esqueça de compartilhar com a sua rede de contatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *